29 de jul. de 2007

Artigo publicado na Revista Ciberlegenda


Revista Ciberlegenda - Ano 9 - no. 19 - julho/2007 http://www.uff.br/ciberlegenda/

Artigo: Cibermoda e suas influências na cibercultura.

Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a cibermoda, a cybermoda ou atambém chamada cyberfashion e suas influências na cibercultura e no ciberespaço. A cibermoda é a junção do “ciber” com a “moda”, mas vai muito além de roupas tecnológicas. Veremos suas influências no meio ambiente, no cinema, no wearables computers, wearcomp ou nos também chamados “computadores vestíveis” e no cyberwear. Também veremos como a cibermoda é vista no cotidiano e nas tribos, com uma visão do movimento e da moda punk, que nasceu nos anos 60 em Londres e influenciou a moda Cyberpunk nos anos 80 e 90, chegando ao Estilo Matrix. O referencial teórico deste trabalho é baseado em autores como Maffesoli (2005), McLuhan (2002), Amaral (2006), Lemos (2004) e Lurie (1997).

Palavras-chave:cibermoda, cibercultura, ciberespaço, cyberpunk.

Artigo -
versão em pdf

21 de jul. de 2007

Artigo no Jornal FAROL


O artigo: A moda cyberpunk = punk + cyber + estilo matrix
foi publicado na edição de julho no jornal Farol pg. 11
Artigo completo: http://www.jornalfarol.com.br/JF007.pdf

16 de jul. de 2007

Artigo aceito na Revista Verso e Reverso

O artigo Blogs & Moda - efemeridade, individualismo e multiplicidade na web.
Foi aceito na revista Verso e Reverso.
Ano XXI - 2007/2 no. 47.

14 de jul. de 2007

Artigos na Revista ModaMais edição/julho


A revista ModaMais está nas ruas de Pelotas/região e no site http://www.modamais.com.br/ e conta com dois artigos meus:
Na sessão Mundo Fashion: Elegância? Aprende-se, compra-se ou nascemos com ela?
Veja aqui:
http://www.modamais.com.br/revista/ed08/mundofashion1.html
Sessão Business: Vitrines em Moda
Veja aqui:
http://www.modamais.com.br/revista/ed08/business.html
E também conta com outras sessões na Capa, Turismo, Cultura, Destaque... e a novidade e o lançamento da TV ModaMais.

12 de jul. de 2007

Moda na Cibercultura: Minha defesa disponível na rede

Atendendo a pedidos minha pesquisa de mestrado
Está na rede (aqui em pdf)
http://tede.utp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=164
Aqui em detalhes: http://tede.utp.br/tde_busca/processaPesquisa.php?listaDetalhes%5B%5D=101&processar=Processar


RESUMO: O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente algumas das principais características do Sistema da Moda como efemeridade, individualismo (Lipovetsky, 1989) e multiplicidade (Mesquita, 2004), com a cibercultura como sinônimo da cultura contemporânea. Levantamos a hipótese de que ambas possuem semelhanças em suas características elementares. A comunicação está conectada à moda e à cibercultura e será o viés teórico que permite esse estudo a partir de autores como Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Michel Maffesoli, entre outros. Como a moda é comunicada na cibercultura e no ciberespaço? Pretendemos analisar tais questões a partir das relações entre a moda e a cibercultura no contexto das redes. O corpus da pesquisa é constituído pela análise do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week em duas edições online, considerando suas estratégias de comunicação e marketing nos eventos outono-inverno 2006 e primavera-verão 2006/07 no portal de informação Terra. Observamos as transformações da passagem do evento para o contexto da internet e de que maneira acontece a comunicação do evento em relação à moda no ciberespaço.
Palavras-chaves: cibercultura, comunicação, moda, marketing.


Total 252 páginas - 150pg são da pesquisa e o restante são de imagens representativas que utilizei na apresentação da defesa dia 13/06/07.

9 de jul. de 2007

Artigo no Portal Brasil Fashion

A Efemeridade da Moda na Cibercultura.

Veja artigo completo: http://www.brasilfashion.com.br/?conteudo=materias&id=658&canal=0

2 de jul. de 2007