10 de jan. de 2007

Artigo: As super poderosas dos games: comunicação feminina na cibercultura



O trabalho foi apresentado no Gamepad - I Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, na Feevale em Novo Hamburgo/RS de 06 a 07 de novembro de 2006.
E publicado na Revista Sessões do Imaginário.
Resumo:
A tecnologia tem auxiliado na proliferação dos jogos eletrônicos e contribuído para fazer desta “brincadeira” um elemento da cultura que contribui para o desenvolvimento social de inúmeros jogadores. Conhecido como um brinquedo masculino, os games ganham espaço no ciberfeminismo onde as usuárias, independente da classe social, jogam diversos jogos, mas apresentam a feminilidade neste ambiente formando tribos através de uma moda específica e pela comunicação visual dos jogos. Uma hipótese que se apresenta é que as principais características da moda como a efemeridade, individualismo, multiplicidade, imagem e corpo também estão presentes nos games. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo e etnografia virtual com entrevista estruturada. O referencial teórico deste trabalho é baseado em autores com Maffesoli (2005), Amaral (2006), Lèvy (2000), Alves (2005), Lipovetsky (1989) e Lemos (2004).

Palavras-chaves: games; comunicação; moda; cibercultura; ciberfeminismo

Leia o artigo completo:

Artigo: Blogs & Moda

Artigo "inspira" matéria na Revista Profashional.
O artigo Blogs & Moda – efemeridade, individualismo e multiplicidade na web
foi apresentado no VII Simpósio da Pesquisa e Comunicação Intercom SUL de 04 a 6 de maio de 2006 em Curitiba/Pr. O trabalho foi apresentado no GT 6 Tecnologia e Comunicação e está publicado na página 103.

Resumo:
O presente artigo tem como objeto de estudo o fenômeno dos blogs de moda. Os blogs tem sido estudados no contexto da pesquisa em comunicação e cibercultura brasileira em suas relações com a subjetividade por Sibilia (2003); Bruno (2004), Amaral e Quadros, (2006); com as redes sociais por Recuero (2003, 2005); o jornalismo por Palácios (2004), Quadros (2005), e alguns outros autores. A proposta desse artigo é a de ver uma faceta ainda não estudada dos diários virtuais: a de sua complexa relação com o sistema da moda a partir das informações que são disponibilizadas na rede pelos blogueiros que se dedicam exclusivamente ao assunto. Pretendemos traçar um perfil dos blogs de moda, a partir da escolha da mesma enquanto um tema subjetivo e contemporâneo.

Palavras-chaves: comunicação; cibercultura; blogs; moda
Leia o artigo completo:

Artigo: Emos o resgate da moda romântica através dos blogs

O artigo foi Publicado na Revista Eletrônica Razón Y Palabra no. 53 de octubre/noviembre 2006 e apresentado no I CONECO. Congresso dos Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro de 22 a 24 de novembro de 2006.

Resumo:

O presente artigo tem como objeto de estudo o fenômeno da moda EMO nos blogs da rede mundial de computadores. Fenômeno que nasceu na década de 80 e está presente no universo dos adolescentes brasileiros que apóiam, criticam e que tem coragem de assumir na rede mundial de computadores a não violência e o amor acima de tudo. A moda EMO tornou-se um estilo de vida e possui muitas comunidades no orkut e blogs que tratam do tema. Como a influência do estilo EMO se reflete na comunicação visual de blogs e sites; ícones, tendências e linguagem visual utilizada. Esses elementos visuais contribuem para uma caracterização do estilo do ponto de vista estético.
Palavras-chaves: comunicação; cibercultura; blogs; moda; emos

Leia o artigo completo:

http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n53/blogs.html